segunda-feira, 5 de julho de 2010

Propagandas de alimentos – o que vai mudar?

     Quando você lê as informações nutricionais dos rótulos dos alimentos, você sabe o que representa aqueles nutrientes, naquelas quantidades, para sua saúde?

     E quando surge algum novo alimento industrializado – bebida, biscoito, salgadinho – você consegue avaliar se é saudável ou não?

     Pois bem, para facilitar nossas escolhas, a ANVISA publicou no dia 29/06/2010 a Resolução 24/2010 que estabelece novas regras para as propagandas de alimentos.

     Quando o alimento possuir quantidades elevadas de sódio, gorduras saturadas, açúcares entre outros, alguns alertas deverão ser divulgados nos rótulos ou propagandas de rádio e TV. Seguem os exemplos retirados do anexo da resolução:


a) "O (nome/ marca comercial do alimento) contém muito açúcar e, se consumido em grande quantidade, aumenta o risco de obesidade e de cárie dentária".

b) "O (nome/ marca comercial do alimento) contém muita gordura saturada e, se consumida em grande quantidade, aumenta o risco de diabetes e de doença do coração".

c) "O (nome/ marca comercial do alimento) contém muita gordura trans e, se consumida em grande quantidade, aumenta o risco de doenças do coração".

d) "O (nome/ marca comercial do alimento) contém muito sódio e, se consumido em grande quantidade, aumenta o risco de pressão alta e de doenças do coração".

     Quando o alimento ou o conjunto a que ele pertença possuir quantidade elevada de dois ou mais nutrientes, deverá ser aplicado o seguinte alerta cumulativamente em relação aos nutrientes:

"O (nome/ marca comercial do alimento ou conjunto) contém muito(a) [nutrientes que estão presentes em quantidades elevadas], e se consumidos(as) em grande quantidade aumentam o risco de obesidade e de doenças do coração".

     Em 180 dias já teremos novas propagandas no mercado, prazo que os fabricantes tem de se adequarem à nova resolução – sob pena de multa caso não cumprirem as normas.

     Como profissional que atua diariamente promovendo EDUCAÇÃO NUTRICIONAL não poderia ter outra opinião – ADOREI!  Mal posso esperar o primeiro alerta!

Um comentário:

  1. Obrigada pela visita, tbm vou te seguir. Achei muito boa a iniciativa da Anvisa, na França existe isso nas propagandas. E como é importante informar as pessoas sobre a alimentação, é questão de saúde publica. Enfim, o debate é grande sobre as porcarias (gorduras, muito açúcar, e ADITIVOS) que as industrias alimentares nos fazem "engolir". Estamos no caminho, pois somente consumidores esclarecidos sao capazes de fazer boas escolhas.
    bjs

    ResponderExcluir